quarta-feira, agosto 10, 2005

72 Horas - 3 dias limpo

E ai está, passaram praticamente 72 horas desde o ultimo cigarro.
São tres dias sem tocar no maldito eh eh eh, como me sinto???
HUUMMMM, eu bem mas acho que os gajos que estão ali presos na gaveta estão mortinhos por saltar cá para fora, parece que os oiço " ACENDE-ME!!! ACENDE-ME!!! "
Epah mas fora isso ta tudo bem :)
O dia passou-se como seria normal com vontade de fumar um cigarrito, não aquele cigarro que um gajo acende e fuma no caminho para qualquer lado, ou enquanto se está na conversa no café ou a beber uns copos mas aquele cigarro, o tal... que Eça de Queiroz tão bem descrevia dizendo " fumando um pensativo cigarro "

Faz mesmo falta aqueles momentos em que estamos nós dois num só.

MAS tentações não sao para aqui chamadas, um pouco de concentração um respirar fundo e uma boa dose de vontade pois sem ela tudo é complicado.
O andar a pé e de bicicleta tem ajudado a gastar energias e a esquecer o maldito, beb
Bem aqui fica umas cenas tiradas ai da net sobre os efeitos de deixar de fumar, alguns deles já o sinto sério, a porra é que também se sente a ansiedade por fumar um cigarrito :| mas isso controla-se, aqui vai:

Ao parar de fumar, pode-lhe acontecer sentir a boca seca e/ou tossir frequentemente: são os primeiros sinais do processo de desintoxicação.

Após 20 minutos. Pressão arterial e ritmo da pulsação voltam ao normal.

Após 8 horas. Os níveis de nicotina e monóxido de carbono no sangue descem 50%. O oxigénio sobe para valores normais e a probabilidade de um ataque cardíaco diminui.

Após 24 horas. A nicotina e o monóxido de carbono descem abaixo dos 10%. Os brônquios e os pulmões começam a expelir muco e substâncias nocivas.

Após 48 horas. Eliminada a nicotina e o monóxido de carbono. O paladar melhora sensivelmente. A tensão arterial normaliza-se.

Após 72 horas. A respiração torna-se mais solta e dá-se um progressivo relaxamento dos brônquios: sensação geral de bem-estar. A pele muda de cor, tornando-se mais luminosa e elástica.

Após 2-12 semanas. A circulação melhora em todo o corpo e caminhar exige menos esforço.

Após 1 mês a circulação do sangue nas mãos e nos pés melhora, os dedos dos pés e das mãos mantêm-se quentes e terá mais energia.

Após aproximadamente 3 meses, tanto os homens como as mulheres ficam mais férteis.

Após 6-9 meses. Significativo aumento do bem estar geral, mais lucidez e energia.

Após 1 ano. Se fumava 1 maço de cigarros por dia já poupou cerca de 820 Euros. Compre um presente para si. Bem o merece.
Diminuição para metade do risco de cancro do pulmão, laringe e esófago; risco de ataque cardíaco semelhante ao dos indivíduos que nunca fumaram.

10 anos depois Risco de cancro do pulmão, boca, pâncreas e esófago semelhante ao dos não fumadores; substituição das células pré-cancerosas.

15 anos depois Risco de mortalidade semelhante ao dos não fumadores.


Sintomas prováveis ao deixar de fumar:
  • Alguns fumadores quando deixam de fumar sofrem sintomas de privação como: desejo compulsivo de fumar, irritabilidade, ansiedade, aumento de apetite, dores de cabeça, insónias,etc.;
  • Estes sintomas tendem a desaparecer ao fim de algumas semanas e podem ser reduzidos com medicamentos.
Destes descritos sinto desejo compulsivo de fumar, como é óbvio se nao o sentisse o desafio de deixar de fumar seria fácil e não teria tanto insucesso.
Irritabilidade, pouca um pouco mais stressado, mas felizemente em tempo de ferias o stress é menor.
Ansiedade... não! só mesmo a de fumar :) mas ai está o grande objectivo, controlá-la
Aumento de apetite, sim um pouco, tenho o compensado a comer fruta ou vegetais, por vezes pipocas quando estou em casa como agora ao pc :)
Dores de cabeça, sinceramente pensava que ia ter, mas nada até agora felizmente.
Insónias, nenhumas. Durmo que se farta :) ( nas horas a isso destinadas eh ehe he)

22 Comments:

At agosto 10, 2005 12:28 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Força nisso ;)

 
At agosto 10, 2005 4:03 da tarde, Blogger Diogo Catatao said...

Mais um dia , Força que consegues ;)

 
At setembro 21, 2005 8:04 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Caros amigos meu é João Carlos, moro no brasil e li suas reportagens no jornal folha de São paulo, fumo em média um maço por dia (20 cigarros), e tenho muita vontade de parar, gostei muito deste site e vou divulga-lo para quem quiser parar.


Abraços


João Carlos

 
At outubro 18, 2007 3:47 da tarde, Anonymous Anónimo said...

estou a 15 horas sem fumar procurando força, para sustentar e achei esse site, muito bom me deu animo para continuar, e esclareceu algumas duvidas

 
At outubro 19, 2007 1:09 da manhã, Blogger tojoserra said...

João Carlos

FORÇA JOAO !!!

Psicologico, controla-te, ele nao é mais forte que tu !
Eu cá continuo sem lhe tocar passado ja amsi de dois anos, depois de tantos anos a fumar, e agora... só estou desejoso da nova lei do tabaco para nao ter de apanhar com o fumo dos outros !

 
At janeiro 16, 2008 9:23 da tarde, Anonymous Anónimo said...

estou a conseguir deixar em apenas 72 horas tenho me sentido mioto bem e espero continuar abracos a todos o que tambem estao comigo vamos vencer o vicio

 
At janeiro 16, 2008 9:23 da tarde, Anonymous Anónimo said...

estou a conseguir deixar em apenas 72 horas tenho me sentido mioto bem e espero continuar abracos a todos o que tambem estao comigo vamos vencer o vicio

 
At dezembro 08, 2008 2:21 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ola, meu nome é Edson Taciano, sou do Rio de Janeiro..Adorei o conteudo do site, e sei muito bem o que os amigos estão pasando.
Estou a um mês e meio sem fumar, realmente passei por algumas coisas descritas aqui, principalmente a Insonia e a irritabilidade, digo que os 3 primeiros dias são horriveis, mas o 3 é o pior, mas depois desta fase posso dizer que fica mais facil, agora, uma dica que foi dada aqui e que realmente funciona, é beber muita água, com o tempo, vai diminuir a quantidade naturalmente, e o melhor de tudo, aquela vontade de fumar depois das refeições fica por sumir por completo..ainda sinto algumas vezes uma certa vontade, mas tmb ja percebi que me enjoei por sentir o real cheiro do cigarro.
Uma exerciocio mental muito bom que eu pratiquei e me ajudou muito foi a briga interna...Repita sempre "Você não é mais forte do que eu, posso viver sem fumar" E pense sempre no mal que ele te faz...para as mulheres, pare na frente do espelho e note a agreção que ele causa no corpo de vocês..bom, espero ter ajudado, e espero poder não sucumbir nunca mais a vontade..e torço para todos, vocês são fortes e podem vencer esta luta..
Quem quiser compartilhar esta luta comigo
Videointer@gmail.com

 
At julho 10, 2009 2:27 da manhã, Blogger BeteBarros said...

Não é fácil, perdi as contas das tentativas de parar, desta vez estou livre há quase 100 horas! E quero que seja os primeiros momentos de uma nova vida: Sem cigarro.

 
At agosto 26, 2009 1:30 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ja vou no terceiro dia sem fumar.

Apos 20 anos e obra.

mas qundo nos sentimos mal.

queremos correr até nos saem

os bofes.

tem que sêr.

 
At julho 27, 2011 7:06 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Já a algum tempo vinha adiando a decisão de parar de fumar. Tinha plena consciência de como parar de fumar seria bom para a minha saúde e para a minha vida. Não parava porque tinha medo de assumir esse compromisso e fracassar. Não parava porque sempre esprava um momento mais tranquilo da vida para me dedicar a parar de fumar. Bom... a três dias parei de fumar. Como tem sido. Péssimos dias. Dores de cabeça e no dores no corpo, estou super irritada, brigando feito louca com todos da minha família, me sentindo sozinha e incompreendida. Por mais incrivel que pareça, tudo está tão confuso e complicado que não tenho tido assim tanta vontade de fumar como achei que fosse ter. é estranho não poder fazer certas coisas que eu fazia antes sempre fumando como por exemplo, tomar meu cafezinho que eu adoro, falar no telefone com as minhas amigas, beber nem pensar né...
Bom espero que tudo isso passe logo, todo esse mal estar para que eu possa fazer várias coisas que eu já vinha planejado para mim e que eu tb sempre acabo adiando.

 
At janeiro 10, 2012 11:23 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Hoje faz 72 horas que não fumo, não me decidi parar de fumar simplismente parei estranho né? pois é .. Passei um domingo inteiro sem vontade nenhuma de fumar ai chegou segunda e me decidi já que não fumo aos domingos agora não vou fumar dia nenhum.. Vontade eu tenho , porém vi um monte de videos no youtube das conseguencias e disse que para mim mesma que não nasci fumando é não vou morrer fumando " QUEM MANDA EM MIM SOU EU, NÃO ESTA PORCARIA FEDIDA" tó encarando com um desafio Eu X Cigarro e até agora estou ganhando e vou ganhar.
Bjus e desejo que todos encarem abandonar o hábito de fumar como desafio e parem de dar atenção aos efeitos de ficar sem causa. Boa sorte!

 
At janeiro 19, 2012 12:51 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Olá, meu nome é Sylvio e moro no bairro do Tatuapé Cidade de São Paulo Brasil. Está completando 72 horas que parei de fumar (parando nas primeiras horas da madrugada de 16 de janeiro). Em 2010 fiquei dois meses sem fumar e, os sintomas foram praticamente os mesmos. Bom o que ocorre é que sinto minhas veias ferverem por dentro. Sinto soltar as poucos algo na garganta e o gosto dos alimentos aos poucos, vai mudando e posso sentir um sabor diferente na língua. As vezes, sinto um gosto estranho na boca como se estivesse soltando algo e as vezes parece com gosto de remédio. Imagino que seja a nicotina se soltando. Hoje me estressei com minha esposa. Casamos a pouco tempo e, numa pequena discussão quase desci para comprar um maço de cigarros. Ela está me apoiando muito, apesar de eu me irritar facilmente. Quando respiro fundo, sinto o ar diferente. O gosto dos alimentos ou qualquer bebida que coloco na boca, com refrigerante, suco, ou o próprio café da manhã, é muito mais saboroso. O conselho que dou é o seguinte, o cigarro não traz nenhum benefício nem para o bolso ou para a saúde. O melhor é parar mesmo de fumar e não voltar mais. Busque forças através do Senhor. Cada vez que der vontade de fumar, converse com o Altíssimo. Eu espero que muitas pessoas façam como eu, pelo menos tentem. Assisti um filme bíblico na internet e, após terminar esse filme, pedi a Jesus para me livrar do vício maldito do tabaco. Quando acordei no dia seguinte, não senti vontade de fumar mais. Abraços a todos os irmãos do Brasil e Europa.

 
At maio 30, 2012 10:16 da tarde, Blogger tojoserra said...

Não sei se quem comentou aqui ainda receberá a atualização de comentário, mas gostava imenso que todos estivessem ainda assim, continuando sem fumar ;)
Será que ainda estão? FORÇA!!!

 
At maio 20, 2014 4:44 da tarde, Anonymous Anónimo said...

boa tarde gente... eu fumei meu último cigarro dia 16/05/2014 às 23:00h.. até o momento estou sem colocar um maldito na boca e pretendo nunca mais colocar.. estou a base de água e frutas e verduras.... o paladar está até mais saboroso... essa iniciativa eu ja vinha tentando mas graças a uma pescaria em alto mar que eu fui e enjoei devido ao balanço do mar.. hehe... enjoei até com um cidadão que estava fumando, aquele cheiro de cigarro me fez tantl mal que parecia que eu nunca tivesse colocado um na boca. Bem, isso me ajudou e até o momento estou sem fumar e quero assim continuar, as vezes dá vontade mas logo passa... se vc estiver parando de fumar e ja está um bom tempo sem fumar, nao caia na tentação de fumar um porque voce vai se arrepender. Boa sorte e força de vontade para todos nós.

 
At outubro 02, 2014 10:47 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Vou para o terceiro dia sem cigarro.Morrendo de vontade de acender um.Parece que uma voz diz: só uma tragada...é muito difícil, mas vou lendo os depoimentos deste site e me encorajo novamente.
obrigada por criar este espaço onde podemos desabafar... não tenho vontade de fazer quase nada sem o cigarro. espero que isso normalize e eu consiga parar....

 
At março 11, 2015 3:26 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Boa Tarde, Me chamo Sandro e já estou à 4 dias sem fumar, não e fácil vem a vontade mais conhecida como abstinencia, mais passa depois de uns copos d´agua, tomei a decisão comprei os adesivos de niquitim e está funcionando e não posso esquecer e ter fé em Deus e ter vontade realmente de parar.Continuem se realmente querem parar de fumar.

 
At março 17, 2015 12:14 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O que mais me afetou quando parei de fumar, foi que no começo eu não conseguia ir regularmente no banheiro, como se meu organismo quisesse me punir. Fui obrigado a recorrer a muitas frutas e legumes, danones etc., na verdade mudei meus hábitos alimentares, com isso tive duas vitórias, deixei o vício e aprendi a comer melhor.

 
At março 04, 2016 11:09 da tarde, Blogger Unknown said...

Hoje estou no terceiro dia mesmo sem nenhum cigarro eu estava tentando parar diminuindo a quantidade mais isso não existe temos q parar de vez eu quero eu posso eu consigo

 
At março 04, 2016 11:21 da tarde, Blogger Unknown said...

Hoje estou no terceiro dia mesmo sem nenhum cigarro eu estava tentando parar diminuindo a quantidade mais isso não existe temos q parar de vez eu quero eu posso eu consigo

 
At março 26, 2016 1:45 da manhã, Blogger gatos said...

Deixei 7 anos recai mas deixei logo

 
At dezembro 23, 2016 12:03 da manhã, Blogger Unknown said...

Hoje é o meu terceiro dia sem cigarro, logo, logo, vou voltar aqui e relatar tudo. Até mais.

 

Enviar um comentário

<< Home