quinta-feira, setembro 22, 2005

86 Kilos


Deixar de fumar engorda?

Quando deixei de fumar à um mês e meio o meu peso estava nos 85 kilos, hoje de manhã fui me pesar para ver como estava e termos de peso e a balança acusou 86 kilos ( depois de tomar o pequeno almoço )

É um facto que todas as pessoas dizem que deixar de fumar engorda, mas será verdade ou não?
No meu caso eu já tinha engordado meso enquanto fumava :) ou seja andava a precisar de uma dieta ( e ando ) mas desde que deixei de fumar até agora não houve diferença de peso como podem vêr nos valores que disse em cima.

Também eu dizia, bolas se eu ja engordei mesmo sem deixar de fumar, quando largar o cigarro estou tramado, viro uma bola :)
Mas felizmente até agora não foi isso que aconteceu, o peso tem se mantido o mesmo, pelo menos até agora ( já passou um mes e meio ).

O que fiz para não engordar até agora depois de deixar os cigarros? Bem, em primeiro lugar não me " enchi " de pastilhas e rebuçados para substituir o cigarro, no inicio usava umas smint sem açucar para colocar na boca quando a vontade de fumar era maior, mas à medida que o tempo passou fui deixando e agora já raramente as uso.
Como adoro cenouras, quando dá aquelas vontades maiores de comer, mas guloso como sou nao dispenso também um bolito como sempre, mas isso já era um hábito.

Importante terá sido ter aumentado o exercicio fisico, andar de bicicleta, e mais a pé, ginastica mesmo não tenho feito, mas será o próximo passo :) pois alé de nao querer aumentar de peso, quero ver se consigo diminuir, pois já precisava antes de deixar o cigarro.
Tenho bebido também maiores quantidades de agua.

O que pode levar a um maior de peso quando se deixa de fumar?

A nicotina funciona como um inibidor do apetite, algumas pessoas quando fumam o seu cigarro são capazes de adiar um pouco mais a ingestão do próximo alimento, mas será esta uma solução correcta? ;) Não me parece.
Ao mesmo tempo a nicotina tem um efeito no metabolismo que faz com que o mesmo gaste um pouco mais de energia ( gastando algumas das calorias que ingerimos ), mas para isso nada melhor que fazer um pouco de exercicio fisico, andar mais a pé, além de gastar também as calorias faz bem melhor à saude ;)

Uma coisa que acontece mesmo com o deixar de fumar e não tem retorno ( a não ser que volte a fumar de novo, MAS NAO O FAÇA :P ) é que o paladar fica bem mais apurado, o sabor dos alimentos notam-se mais, mas isso não é uma desvantagem :)

Talvez os metabolismos de algumas pessoas se alterem de forma diferente quando privadas da nicotina e umas tenham maior tendencia para engordar que outras, mas há sempre uma solução, se o peso tende a aumentar mais com a falta de nicitina contrarie essa tendencia com um pouco mais de exercicio, andando mais a pé, subindo as escadas em vez de ir de elevador, beba mais agua.

O Aumento de peso não é o impeditivo para deixar de fumar, pois não é certo que ele venha a acontecer, e mesmo que veja que o seu peso vai aumentar, há sempre uma forma saudável de o evitar e combater.

A escolha é tua ;)

13 Comments:

At setembro 27, 2005 3:17 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Eu não fumo! Fique sebendo do seu blog, por causa da reportagem no jornal, e resolvi conhecer hoje. Moro em Orlândia, São Paulo, Brasil. Indiquei seu blog para um amigo que esta tentando parar de fumar.Hoje 27/09/2005 é seu 1º dia dessa nova tentativa.Eu quero tanto ajudar ele, por isso que resolvi visitar seu blogger. Esperto sinceramente que VOCÊS consigam. Vocês vão conseguir!!!Poliana Bueno

 
At setembro 29, 2005 5:57 da manhã, Anonymous Anónimo said...

e ai cara ! descobri o blog pela Folha de SP tb.
Sou jovem(19 anos) e fumo(fumava?) ha 3 anos. estava fumando 1 maço por dia já. o q implicou na minha saúde.
Li todos seus Posts e me identifiquei com todas as suas dificuldades de parar de fumar.
Seu Blog é bastante inspirador, nao pare, nem com o Blog nem com o desafio de parar de fumar!

Boa sorte! :P

 
At setembro 30, 2005 12:41 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Quando vi a reportagem achei muito interessante, sou fumante desde os 13 anos, ja parei, ja voltei e ja parei de novo e assim sucessivamente. Hoje quero parar de vez, na minha casa de 30 anos acho que estou envelhecendo rapido de mais, ficando sem vontade de fazer as coisas por causa do cigarro, mas infelizmente passei por alguns problemas a 2 meses e fiquei muito mais dependente do cigarro. Mas sei que cada dia me prejudica mais. Li o seu blog e achei muito interessante e hoje dia 30/09 estarei colocando na minha cabeça que o melhor remedio para parar de fumar é a força de vontade e Deus afinal ele é maior que tudo e todos. Estarei parando com este vicio e creio que tudo será muito melhor, como esta sendo para vc.
Desejo boa sorte e muita força de vontade.
Abraços

 
At setembro 30, 2005 12:42 da tarde, Anonymous Anónimo said...

meu email seria cris@mhdmark.com.br

 
At setembro 30, 2005 3:02 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Muito querido Yekini, - desculpe-me a intimidade :)

Só queria te dizer que seus depoimentos têm sido uma grande motivação para eu parar de fumar. Já reduzi bastante o número de cigarros desde que conheci seu blog (através da reportagem da Folha). Assim como vc, desde que comecei a fumar, nunca fiquei um só dia sem pegar no cigarro. Ainda não deixei definitivamente, mas só só com esta redução significativa, estou experimentando uma sensação maravilhosa: auto-controle e auto-estima. Também pude perceber o quanto a "força de vontade" é uma das coisas mais preciosas da vida, um talento do qual devemos correr atrás, é nela também que temos o principal remédio para deixar esse vício. Não sei se conseguirei parar, mas estou muito feliz com os pequenos sucessos e não pretendo desistir.
Muito obrigada
Sandra Figueiredo

 
At setembro 30, 2005 3:06 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Oops, eu de novo, meu e-mail é
sandra@docware.com.br
Tenha um super final de semana, limpinho, sem cigarros...

 
At outubro 05, 2005 3:05 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Convocando todos os blogueiros contra o tabagismo para uma missão. Veja lá no Tabagista Anônimo.

 
At outubro 07, 2005 4:59 da manhã, Blogger Manuel Leiria de Almeida said...

Força!... E já cumpri o prometido!... Quero ficar com esse maço de tabaco incompleto para emoldurar e deixar aos meus netos --- será que um dia vou ter netos, pá?!... :-)

 
At outubro 31, 2006 5:07 da tarde, Anonymous Anónimo said...

www.como.deixar-de-fumar.com

 
At janeiro 03, 2007 12:59 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Todo dia eu falo a mesma coisa a anos...vou parar amanhã e semana q vem e nunca consigo...mais li o blog e começei a achar q é possível por isso hoje me decidi vou parar de vez para sempre...chega dessa coisa andando comigo para cima e para baixo...A partir de hoje vou tentar de vez...Q Deus me ajude...Tenho duas filhas de 4 anos e quero dar o exemplo a elas... Vlw Fui!!!

 
At janeiro 03, 2007 1:04 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Todo dia falo a mesma coisa, amanhã eu para de fuma, ou semana q vem e falo falo, mais só falo, mais li o blog e vi q é possível, se alguém consegue eu tbm consigo, resolvi a partir de hoje vou tentar, tenho duas filhas de 4 anos e quero dar exemplo a elas... Q Deus me ajude.

Rafael

 
At janeiro 03, 2007 1:05 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Todo dia falo a mesma coisa, amanhã eu para de fuma, ou semana q vem e falo falo, mais só falo, mais li o blog e vi q é possível, se alguém consegue eu tbm consigo, resolvi a partir de hoje vou tentar, tenho duas filhas de 4 anos e quero dar exemplo a elas... Q Deus me ajude.

Rafael

 
At março 08, 2011 8:28 da tarde, Anonymous Anónimo said...

intiresno muito, obrigado

 

Enviar um comentário

<< Home