quarta-feira, março 08, 2006

Dia da Mulher Sem tabaco :)

Olá, recebi no comentário ao post anterior uma pergunta de uma Srª e como só hoje vi aqui vai.

Primeiro como sabe nao sou médico nem nada que se pareça por isso a unica coisa que posso dizer é mesmo da experiencia que tenho vivido desde que deixei de fumar já lá vão precisamente 8 meses.

Perguntou se nem uns kilos a mais eu ganhei depois de deixar de fumar.
É óbvio que ganhei, fui de propósito me pesar depois de lêr a sua pergunta pois nao ligo muito a essa questão, pois eu já estava a precisar de emagrecer antes de deixar de fumar ;)
Mas como pode ter lido num post anterior no dia em que deixei de fumar pesei-me para ter em atenção depois essa variavel, e pesava na altura precisamente 85 kg, hoje quando me fui pesar e passado 8 meses a balança marcava 88,5 kg mais tres kilos e meio que antes, mas sem os malificios do tabaco.

São mais 3,5 kg que não vou atribuir somente ao ter deixado de fumar, mas talvez também à alimentação mais abundante que se faz sempre nesta altura de Inverno ( em Portugal )


Quanto à sua pergunta do meu conselho, normalmente quando se deixa de fumar tem-se uma ligeira tendencia para aumentar o peso, pois a nicotina por si própria trata de queimar calorias dos alimentos que ingerimos, ao retirarmos esse gasto de calorias e se nao houver compensação é óbvio que o peso irá aumentar.

O que fazer? voltar a fumar de novo para " queimar " calorias por certo nao será a solução certa será sim um erro enorme.

Tem várias formas de compensar, alterar um pouco os hábitos alimentares, comer mais fruta, vegetais ( cenoura ) ou aquelas novas barras de cereais quando dá a fome devido à falta do cigarro.

FAZER EXERCICIO FISICO o ideal para queimar calorias e para começar a recuperar a forma fisica que o cigarro tira ao nosso organismo.

O porque no meu caso ter aumentado mesmo assim os 3,5 kg ? talvez porque continuo a fazer uma alimentação sem grande controlo, e como disse anteriormente porque tenho comido mais nesta altura do inverno do que comia no Verão quando deixei de fumar.

Comecei a praticar exercicio fisico que já prticava à alguns bons anos, desde o secundário.
Andar de bicicleta, andar mais a pé e duas vezes por semana uma ida até à piscina para praticar natação uma hora e dez minutos cada dia.
Como vê nada de especial, e nada de exercicio muito " puxados ".

Se não poder praticar qualquer um destes exercicios há sempre alternativas, o que importa é nesta fase gastar mais calorias do que o que gastava anteriormente, pois se o cigarro gastava calorias agora tem de as gastar de outra forma.

MAS por favor nao pense que isto da trabalho, trabalho dá gastar centenas de euros em tabaco, estragar a saude.


Sentar a fumar cigarros de seguida para queimar calorias por certo nao será a melhor solução para que não ganhe algum kilo a mais ;)

FORÇA porque se resistir à tentaçao de fumar lhe é um pouco fácil como disse, então o kilinho que possa vir a mais não pode ser o impeditivo para deixar de fumar, pois o cigarro não é nenhuma terapia de emagrecimento ;)

Boa Sorte

2 Comments:

At janeiro 23, 2007 9:54 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Antes de mais quero dizer que concordo com o facto de se deixar de fumar em lugares publicos, penso que para mim que sou fumadora, seria ate uma ajuda. O problema é que é muito dificil deixar de fumar, sinto que preciso de ajuda, fumo há 15 anos, tenho 30, ja estava na altura! Confesso que tenho ate medo de tentar parar...como descubro essa força de vontade?

 
At dezembro 17, 2007 2:26 da manhã, Blogger Sara said...

O que é que o "Dia da Mulher" tem a ver com o "sem Tabaco"?
Duas paranóias contemporâneas: a primeira é a de haver o Dia da Mulher e a segunda é a obsessão antitabagista. Então a soma das duas é uma autêntica aberração...
Esta sociedade tem cada vez mais machistas piegas... que frustração...
O mercado macho está mesmo uma desgraça...

 

Enviar um comentário

<< Home