quinta-feira, maio 31, 2007

DIA MUNDIAL SEM TABACO

DIA MUNDIAL SEM TABACO

Hoje dia 31 de Maio, é o dia mundial sem tabaco, um dia que deveria servir para reflectir no que cada um fazemos com a nossa saúde ao consumirmos produtos que sabemos à partida que nos são prejudiciais, MAS principalmente o que fazemos com a saúde dos outros!

Sim eu também que já fui fumador e felizmente já à quase dois anos que não toco num cigarro, sou obrigado a praticamente todos os dias a fumar o cigarro dos outros!
Sim eu sei já eu um dia também obriguei outros a fumarem o meu fumo, e que asneira que fazia nessas alturas.

Cada um tem o direito a fazer o que quer, desde que não prejudique o outro, e a partir do momento em que num recinto publico fechado acendemos um cigarro sem respeito por quem está à volta e os obrigamos a fumar o nosso fumo estamos a entrar na privacidade e direitos do outro que tem o direito de não querer apanhar com o fumo. NÃO, não é quem não fuma que tem de sair de algum lado se não quer apanhar com o fumo, é quem está a poluir o ar que tem de ter respeito pelo outro, ou se eu for a sua casa deitar lixo no chão é você que tem de sair e eu fico lá a deitar lixo à vontade ?

MAS NESTE DIA MUNDIAL SEM TABACO o governo português ARMOU-SE EM MARICAS e voltou atras numa lei que tinha proposto.
Quando o sr engenheiro Sócrates que tem a mania de ser tão inflexível em relação a muita coisa, porque será que agora decidiu voltar atras com a punição que estava prevista para a nova lei contra o fumo em locais fechados ?
As multas que começavam com uma coima de 50€ para quem fosse apanhado a fumar num local publico baixou para 25€ porque razão ? Ou há coragem de andar coma lei para a frente ou não há, e se vai para a frente o porque de baixar a coima?

Segundo a OMS morrem mais de 200 mil pessoas por ano não fumadoras por ano por inalarem o fumo do cigarro dos outros.
Será que essas mortes e muitos outros problemas de saúde em outros milhares de pessoas adquiridos por fumo alheio não é razão mais que suficiente para proibir o fumo do tabaco EM QUALQUER LUGAR PUBLICO sem se ter de andar a baixar a punição prevista?