segunda-feira, janeiro 07, 2008

Nova LEI DO TABACO

E pronto, a nova lei do tabaco, ou contra o tabaco, como queiram chamar já está em vigor.
Muitas teem sido as discussões em torno das liberdades dos fumadores e dos nao fumadores, das escolhas para ser local com fumo ou nao fumo, de se poder escolher ir para um local onde se possa fumar, ou escolher ir para um local onde nao se possa fumar, muito se pode discutir, mas muitos ficarão sempre com as suas ideias e nao irão mudar, por muito que se contraponha, e ok assim é que deve ser, cada um tem o direito de pensar o que quer, mas como a lei agora está ai em vigor, é para se cumprir.

Da minha parte acho que nao é a lei mais correcta, tem falhas, como todas as leis, acho que a proibição parcial traz confusões, alias ate ja vi um pequeno café que tem um extrator de fumo pequeno só junto de uma mesa, e o dono diz que só naquela mesa se pode fumar :)

Uma coisa é certa, acho que passados quase tres anos de ter deixado de fumar, acho que só agora é que dixei de fumar por completo, pois quer queira quer nao os fins de semana principalmente eram um recarregar de fumo nos pulmões, fumo dos outros...
A conversa do " tinhas sempre a escolha de nao ires a esses locais " nao vale, pois se quero estar com as pessoas, com os amigos, nao ia deixar de ir a certos locais devido ao fumo dos cigarros, mas que incomodava e muito isso incomodava E NINGUEM pode dizer que nao incomoda entrar num locar cheio de fumo, pois mesmo eu fumador desde os 12 até aos 31, com muitas vezes uma média de 2 maços por dia, incomodava-me os locais com fumo, pois eu gostava de fumar na altura os meus queridos cigarros, nao os dos outros...
Depois a conversa de " eu tenho a liberdade de fumar o meu cigarro " é verdade tem toda a gente a liberdade de fazer o que quer, DESDE QUE nao interfira na liberdade dos outros, e fumar, encher os locais de fumo nao é so estar ter a minha liberdade, mas é também estar a tirar a liberdade de quem nao quer fumar, pois como sabem o fumo espalha-se ... não é por exemplo ( usando uma comparaçao que nada tem a ver mas tb tem ) como um gajo encher-se de bolos, gorduras, etc, pode estar-se a prejudicar-se, pode nao fazer bem, mas isso é com ele, nao esta com a sua alimentaçao a intoxicar quem esta sentado ao seu lado ( a nao ser que provoque alguns gases :P ) , Também quem nao se lembra da polémica do uso dos cintos de segurança, e hoje quem se queixa ? e aí ate quem era prejudicado era o proprio que nao usava o cinto, mas hoje em dia ja nao se reclama...

Novo ano, nova lei, vamos ver como o tuga se adapta, o que vai aocntecer, se haverá coragem para continuar com a lei, se vao haver mudanças, se para liberar mais de novo se para proibir mais.


BOM ANO PARA TODOS !!!